Os Formadores do Método Maria Fux®

Responsáveis pela Formação

Organização

Maria Fux – Criadora da Dançaterapia

Maria Fux, coreógrafa e balarina argentina com grande experiência artística e pedagógica conduz a prática de dançaterapia ao longo de toda sua existência, em vários países da América e da Europa, onde seu método de recuperação psicofísica através do movimento criativo em diversas situações de deficiência é amplamente utilizado.

Sua carreira como dançarina começou muito cedo. Entre 1954 e 1960 foi uma das principais bailarinas do Teatro Colón de Buenos Aires, protagonista de turnês de sucesso pelos Estados Unidos, Polônia, Rússia, Peru, Uruguai e Brasil. De 1960 a 1965 dirigiu o "Seminário de Dança" da Universidade Nacional de Buenos Aires. Posteriormente realiza intensa atividade de recitais e seminários educativos em diversas cidades da América Latina, Europa e Oriente Médio.

Em 1968 apresentou um relatório sobre o tema “Dança como terapia” no Congresso Internacional de Música e Terapia, realizado em Buenos Aires, onde pela primeira vez foi destacada a importância da dança como meio educativo e expressivo para deficientes auditivos. A partir desse momento, Maria Fux tornou-se referência na Europa e nas Américas na formação em dançaterapia.

Hoje muitos operadores, médicos e psicólogos, que experimentaram a validade do método de Maria Fux, aplicam-no no tratamento de pessoas de diversas idades com problemas sensoriais (cegos, surdos), síndrome de Down, transtorno psíquico, tanto para fins de reabilitação como terapêutico.

Em 14 de maio de 2002 foi nomeada “cidadã ilustre” de Buenos Aires.

Em 2014, o documentário 'Dancing with Maria' de Ivan Gergolet foi premiado na 29ª Semana Internacional da Crítica de Veneza. O filme rodado no estúdio de Maria Fux em Buenos Aires foi um grande sucesso de público e crítica.

Pio Campo – Dirige o Centro Internacional de Dançaterapia em total sintonia com o Método criado por Maria Fux

 

Dançaterapeuta italiano, formado desde 1992 com a Mestra Maria Fux no Centro Creativo de Dançaterapia de Buenos Aires e na Escola Quadrienal para Operadores em DanzaMovimentoTerapia método Maria Fux – Direção Lilia Bertelli de Firenze, Itália. Cofundador do Espaço cultural Vila Esperança na Cidade de Goiás, participou da criação e desenvolvimento de ações sociais, educativas e culturais junto à comunidade local. Atuou por 20 anos como Dançaterapeuta e clown no Grupo Circo Alegria do Povo, orientando experiências de Dança com crianças, adolescentes e adultos, realizando espetáculos e participando de movimentos populares.
Precursor da Dançaterapia aliada ao processo educacional, acompanhou grupos da Educação Infantil ao Ensino Médio, realizando projetos interdisciplinares por meio de vivências de Dançaterapia e criatividade com o movimento, especificamente na Escola Pluricultural Odé Kayodê, na Coopecigo e em várias Universidades. Introduziu a Dançaterapia nos contextos do Asilo São Vicente de Paula, da Chácara de Recuperação Paraíso, da Colônia Santa Marta, em diferentes hospitais e instituições na Itália, e em Shelters no Nepal, estabelecendo vínculos que perduram até hoje. Ainda na Cidade de Goiás, durante quinze anos, acompanhou grupos diversificados, atendendo pessoas de diferentes idades e particularidades e orientou grupos de pesquisa do movimento, formados por educadores e estudantes, possibilitando um contato profundo com os pilares e a essência da Dançaterapia. No ano 2002 inaugurou com María Fux o Centro que leva o nome da grande Mestra e que se apresenta como referência teórico-prática da metodologia no Brasil, na Itália e na Índia. Atualmente promove vivências em Faculdades, Centros de reabilitação, Centros de recuperação para dependentes químicos, Centros de educação e realiza um trabalho permanente de vivências em diversas instituições.
Ocupa-se permanentemente da Formação em Dançaterapia no Brasil, na Itália e no Oriente. É membro do CID – Conselho Internacional de Dança pela Unesco e responsável pela promoção e realização do Encontro Internacional Intensivo de Dançaterapia.
Publicações: “La strada chiede vita” – “Gli occhi e il vento”. Escreve artigos na Revista Radié Resch – Itália.

Um pouco do que temos para compartilhar

CONHEÇA O NOSSO
PODCAST

“A vida com Maria Fux, uma vida transformada pela dança, pelas nossas conversas, os convívios, os cafés… E até pelos silêncios que com Maria tomaram forma e dançam.”